sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pra quê Ciência? Nós temos a Ficção!

Tudo neste mundo tem uma explicação. É explicado origem de objetos, extinção de animais, fenômenos naturais e etc. Existe explicação para tudo isso. A ficção muitas vezes também quer parecer tão real quanto a vida real, e lança teorias (muitas vezes improváveis) tentando divertir e explicar de uma forma divertida a origem e acontecimento das coisas, mesmo que esteja errada.
A seguir, algumas mitologias, livros e filme que tem suas próprias explicações para as coisas do mundo.

      Como surgiu a Via Láctea, e a constelação Cruzeiro do Sul ?

Segundo a Mitologia Grega, a Via Láctea surgiu quando a deusa Hera amamentava seu enteado Hércules. Gotas de leite vazaram de seu peito e caíram no céu, formando a Via Láctea.  Já o Cruzeiro do Sul surgiu, segundo o povo Kuna-Guarani, quando o guerreiro Tacu enfrentou o demônio Gentserá. Os dois morreram, mas o duelo foi tão poderoso que os dois foram transportados para o céu juntamente com suas lanças, formando o Cruzeiro do Sul.

                                Como surgiram os lírios? E as margaridas? E as oliveiras?

Os lírios surgiram da mesma forma que a Via Láctea, com gotas de leite que vazaram do peito de Hera (foto acima) enquanto amamentava Hércules. As gotas que caíram no céu formaram a Via Láctea, e as que caíram na terra formaram os lírios.
As margaridas surgiram quando uma ninfa muito bela chamada Belides se transformou em margarida para que os deuses não tentassem a conquistar. Com a magia das nifas, Belides conseguiu criar outras margaridas para que os deuses não desconfiassem do fato de haver apenas uma flor tão bela no mundo.
E as oliveiras (as famosas árvores de azeitona) foram, segundo a mitologia grega (mesma mitologia da história de Hera e Belides), criadas pela deusa da sabedoria Atena que estava disputando com seu irmão para decidir quem seria o deus representante da cidade Atenas. Atena deu a oliveira de presente á cidade, e foi escolhida para representar Atenas e teve seu nome colocado no nome da cidade.

                                                     Como surgiu a mandioca?
Segundo os índios tupi-guarani, a mandioca surgiu através de uma bela índia que se casou escondida com um índio de sua tribo, pois seu pai não aceitava o relacionamento. Até que essa índia ficou grávida, tendo que contar a verdade á seu pai e sofrendo muito nas mãos dele, pois levava broncas e era xingada todos os dias. Até que o bebê nasceu e, por incrível que pareça, tinha a pela branquinha, muito diferente da dos índios. O bebê recebeu o nome de Mani.
Anos se passaram e todos estavam totalmente fascinados pela beleza que Mani estava adquirindo com o passar do tempo. Até que Mani ficou muito doente e morreu, deixando toda a tribo muito triste.
Mas, curiosamente, no lugar em que Mani foi enterrada nasceu uma plantinha que proporcionou um alimento aos índios. Um alimento que era branco como a pele de Mani e recebeu o nome de Manioca, que em tupi significa Casa de Mani.

             Por que ocorrem as tempestades, terremotos e outros desastres naturais?

Na mitologia grega, desastres como furacões, tempestades de raios, trovões e raios ocorrem quando o deus dos céus, Zeus( foto acima, acima das montanhas), se enfurece. Jás os desatres como tsunamis, maremotos ou mares violentos acontecem quando o deus dos mares, Poseidon (foto acima com o tridente), entra em uma de suas constantes depressões ou constantes crises de fúria interminável. Além da raiva constante, Zeus e Poseidon tem outra coisa em comum : Eles são irmãos.

                                                  Como surgiu a mulher?

Segundo a machista mitologia grega, Zeus (deus dos céus e governante do olimpo, a morada dos deuses) foi criticado pelos homens por haver apenas paz no mundo. Cansado das críticas, Zeus criou uma caixa e prendeu dentro dela todos os males da humanidade, como a fome, a dor, a tristeza, o medo, a guerra, a confusão, a raiva e a fúria.
Até agora, tudo bem. Mas o que a mulher tem a ver com isso.
Simplesmente, o garoto que estava tomando conta da caixa resolveu abrí-la por pura curiosidade e assim libertou todos os males do universo. E todos os males do universo estavam sendo representados por Pandora, a primeira mulher criada no universo, segundo os gregos.

                                         Como surgiram os cavalos?
Como conta a mitologia grega, Poseidon, deus dos mares (foto acima) , criou os cavalos para competir com sua irmã Atena, a deusa da sabedoria.
Os dois estavam competindo para ver quem seria o deus representante da cidade Atenas, e Poseidon deu aos moradores da cidade os cavalos para que pudessem se locomover sem cansar as pernas. Mas eram poucos os que conseguiam montar nos cavalos, e por isso a deusa escolhida foi Atena, que presenteara a cidade com as oliveiras e as carruagens, que criou apenas para complementar a criação de seu irmão.

                                  Como surgiram os intrumentos como a lira e a cítara?
Segundo a mitologia grega, Hermes, o deus dos ladrões e mensageiro dos deuses(foto acima), criou a lira quando ainda era bebê. Quando recém nascido, Hermes teria ido até o pomar de seu irmão Apolo e roubado uma fruta. Apolo ficou furioso com Hermes e só não o matou porque Hermes presenteou o irmão com uma lira que acabara de criar. E a cítara (espécie de lira maior) foi criada  pelo herói Orfeu baseado na cítara. Mas o crédito é todo de Hermes, que inspirou Orfeu.
                      Como surgiram a maratona e o pentatlo, provas das Olímpiadas?
                                          
   
 O pentatlo ( prova que contém salto me distância, corrida, luta, lançamento de disco e de dardo) foi criado na Grécia Antiga baseado nas doze tarefas que o semideus Hércules (foto acima) foi obrigado a cumprir. Já a maratona foi criada em homenagem ao guerreiro grego Filípides, que os gregos realmente acham que existiu. Filípides, durante uma guerra, teve que ir correndo até Esparta buscar socorro e correu 240 km entre ida e volta. Quando a batalha acabou, Filípides ainda correu 440 km até Atenas e anunciou "Vencemos!" e morreu no mesmo instante. A maratona foi criada em honra de Filípides pelos gregos antigos, e os gregos atuais (não só os gregos) a seguem fielmente.

         Por que existem luagres secos e quentes e montanhas frias e húmidas?

Todos sabem que o motivo disto acontecer é o Sol. Mas o povo Mataco foi além nessa explicação.
Eles contam que quando o mundo ainda era novo e o Sol ainda era um "moleque" que adorava passear pela terra e vagar pelos confins do Universo, ele era muito travesso.
Tão travesso que certo dia, chegou perto de mais da terra e seu calor criou os desertos sem nem um pingo de água. Chateado pelo que fizera, o Sol teria voado para muito longe da terra, criando assim as montanhas cobertas de gelo onde o frio reina. Devido a esses acontecimentos, Sol tornou-se mais responsável e decidiu ficar em um lugar só na terra: O céu.

                          Como os dodôs entraram em extinção?

O pássaro dodô (foto acima) foi extinto devido aos humanos, que o caçaram em demaisa até que a espécie desaparecesse da Terra. Ou pelo menos é o que nós pensamos.
Segundo o livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, o dodô (cujo nome real seria Oraqui-Oralá) não foi extinto, ele somente usou seus poderes mágicos para desaparecer para sempre, fazendo as pessoas acreditarem que ele realmente estava extinto. O dodô tomara essa atitude para impedir a sua real extinção.

                                               Por que neva?


Este é o único filme neste post, pois é um dos únicos filmes em que é encontrada uma teoria sobre algo.
Edward, o protagonista do filme Edward Mãos-de-Tesoura, possui grandes tesouras no lugar de usas mãos.
Após ser expulso da cidade em que morou alguns meses, Edward foi para um castelo aonde usava suas grandes tesouras para fazer esculturas de gelo próximo a janela. Os pedacinhos de gelo que caíam da escultura que Edward fazia caíam em todo o mundo como neve.


Quem assistiu este filme só pode ter certeza de duas coisas: A neve existe por causa do Edward, e os carros foram criados antes da neve.
Eu ainda prefiro as explciações da Ciência. Ou não.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Drogas, álcool, sexo e crimes : Escândalos dos famosos.

Segundo afirmações de psicólogos, muita fama e dinheiro podem muitas vezes deixar os seres humanos atordoados, nervosos e um pouco desorientados. Isso resulta em vários artistas e famosos envolvidos em escâdalos sexuais, criminosos e viciosos.
Confira a seguir, uma lista de 13  (o número da loucura) artistas que se envolveram em um desses tipos de escândalos ou talvez em todos esses tipos de escândalos (Charlie Sheen que o diga..).

                                                                        Mel Gibson
Tipo de escândalo: Violência e alcoolismo.
O mês de julho nunca foi muito reconfortante ou prazeroso para a vida de mel Gibson, grande galã de filmes norte americanos. Em julho de 2006, Gibson foi preso ao ser flagrado dirigindo bêbado e em alta velocidade. Durante sua prisão, Gibson ofendeu os judeus, e recebeu vários processos por isso. Semanas depois, em uma entrevista coletiva, Gibson alegou ser dependente de álcool e que não estava consciente de seus atos quando ofendeu o judaísmo.
Quatro anos se  passaram, e Gibson não sossegou. Em uma gravação que foi divulgada em julho de 2010, Gibson confessou ter agredido sua ex-esposa Oksana Grigorieva enquanto esta segurava um bebê no colo, e ter arrancado dois dentes da mesma em outra ocasião. Na mesma gravação, Gibson diz que Oksana merece um bastão em sua cabeça, e que ia colocá-la em um jardim cheio de flores, uma clara ameaça de morte.
É, o grande astro de "Do que as Mulheres Gostam" deveria saber que "elas" não gostam muito de violência doméstica ou de bêbados maníacos.


                                                          Macaulay Culkin
Tipo de escândalo: Uso e porte de drogas.
Não. Você não leu errado. Esse garoto moreno esquisitão na foto acima realmente é o pequeno Kevin, personagem da série Esqueceram de Mim, que estourou na década de 1990 e vem fazendo sucesso até hoje.
Mas, há anos, Macaulay não é mais mencionado como "  o menino do Esqueceram de Mim" ou  " o garoto amigo de Michael Jackson". Macaulay agora é visto como "o marmanjo de trinta anos que é usuário de drogas". Em 2004, Macaulay teve seu carro parado pela polícia enquanto viajava e foram encontrados quatorze miligramas de maconha e inúmeros tabletes de Xanax sem receita médica.
Muitos alegam que Macaulay tem sofrido muito desde a infância, quando seus pais se divorciaram e brigaram ferozmente por su guarda. Devido a este boato, os pais de Macaulay resolveram não dar entrevista.
É...Esqueceram dele.

                                                 Christian Bale
Tipo de escândalo: Agressão física e ataque de estrelismo.
Em julho de 2008, Christian Bale, ator que interpretava Bruce Wayne (Batman) no filme Batman:The Dark Knight (ou Batman: O Cavaleiro das Trevas.) agrediu sua mãe e irmã, sem motivo divulgado.
Devido a fiança que teve que pagar para sair da cadeia, Bale perdeu praticamente um terço de todos os milhões que recebeu para atuar no filme. Um ano se passou e o incidente com sua mãe estava quase sendo esquecida pela mídia, se não fosse o chilique que deu em 2009 durante as gravações de O Exterminador do Futuro - A Salvação. Bale gritou coisas como "Eu sou a alma disso aqui!" quando a gravação de uma das cenas foi iterrompida por um diretor de fotografia. Parece que entre o herói Batman e o ator de pavio-curto Christian Bale existem várias diferenças. Por exemplo: Batman sempre foi educado.


                                                                         Dado Dolabella
Tipo de escãndalo: Brigas, violência doméstica e porte de drogas.
Não há muitos brasileiros que não conheçam no mínimo um escândalo da enorme lista de escândalos de Dado.
O primeiro escândalo do "currículo" de Dado ocorreu em 2003, quando levou armas brancas ao  programa do apresentador João Gordo e deu uma machadada na mesa de entrevistas do apresentador. Isso gerou uma briga composta por inúmeras ofensas verbais, e por pouco não terminou em violência. Três anos depois, as imagens da discussão foram liberadas na internet e eternizaram Dado como pavio-curto.
Em 2008, Dado, enciumado após ver sua namorada Luana Piovani em uma peça de teatro onde mostrava os seios, agrediu a moça e uma faxineira que tentou apartar a briga. O namoro terminou por aí, e a fama de "esquentadinho" de Dado só aumentou.
Um ano depois, Dado casou-se com Viviane Sarahyba, mas o casamento acabou quando ela pediu divórcio alegando sofrer violência doméstica com frequência.
E para completar a ficha de Dado, em 2010 foi detido após a polícia ter encontrado maconha na entrada do tanque de combustível do carro do ator.
E é por esses e outros acontecimentos, que o público percebeu que o pavio de Dado é tão curto quanto seu primeiro nome.

                                                              Adriano
Tipo de escândalo: Foto com arma divulgada e suposta "violência doméstica".
Em março de 2010, Adriano convidou alguns amigos jogadores do Flamengo ( clube em que o atleta jogava na época) para conhecer a casa que tinha na Favela Chatuba, no Rio de Janeiro. Durante a festinha, sua noiva Joana Machado surtou e atirou pedras no carro dos atletas. Segundo fonte não confirmada, Adriano amarrara Joana em uma árvore para que ela parasse com a violência. Não foi confirmada se esta história é real ou não.
Tempos depois, Adriano se envolveu em outro escãndalo. Foram divulgadas fotos em que o atleta segurava um arma (mais especificamente uma AK-47) na companhia de um traficante, do qual Adriano é amigo de infância.
Ele continua sendo o Imperador...Mas até mesmo imperadores tem más amizades.


                                               Fábio Assunção
Tipo de escãndalo: Uso de drogas.
Em 2008, Fábio Assunção teve que se retirar da novela Negócio da China com a desculpa de estar com problemas de saúde. Bem, a verdadeira causa realmente é um problema de saúde, mas os fãs exigiram uma explicação mais completa, e graças a isso foi divulgado que Fábio se retirou da novela para tratar de seu vício em cocaína. O vício estava fazendo com que o ator tivesse problemas para decorar o texto da novela, faltasse no dia de gravação, fumasse sem parar e certa vez até desmaiou, dando grande trabalho aos maquiadores que suaram para esconder as marcas de cansaço e o roxo de quando caiu com maquiagem.
Fábio foi escalado para interpretar o protagonista da novela Insensato Coração (atual novela das nove), mas deixou o papel para Eriberto Leão para que continuasse o tratamento. Segundo Fábio, ele n ão estava totalmente curado.


                                         Marcello Anthony
Tipo de escândalo: Uso de drogas.
O ator global famoso pelo personagen Gérson de Passione (novela de 2011) também já teve seu nome em manchetes de jornal alegando uma polêmica da qual ninguém se orgulharia.
Em abril do ano de 2004, o ator Marcello Anthony foi preso por tráfico de drogas.
A polícia examinou a situação e o soltou, já que o ator foi classificado como usuário e não traficante.
O ator, que na época comprara 92 gramas de maconha, não deu declarações sobre o ocorrido.


                                                                         Tiger Woods
Tipo de escândalo: Escândalos sexuais.
O golfista Tiger Woods, com um prêmio de atleta mais bem pago do mundo, era casado com a modelo Elin Nordegren desde 2004, mas seu casamento acabou em 2009 quando o jornal The National Enquirer apontou que Woods mantinha uma relação fora do casamento com a promoter Rachel Uchitel.
Se você acha que isso é muito é porque não ouviu o resto da história: Depois de Rachel assumir o relacionamento com Woods, outras oito mulheres resolveram fazer o mesmo, incluindo as duas atrizes de filmes pornográficos Holly Sampson e Joslyn James.
Depois de dar mais de dez milhões de dólares a sua esposa como fiança, Woods ainda perdeu a oportunidade de recuperá-los pois foi afastado do golfe e internado em uma clínica para viciados em sexo.


                                                                 Sílvio Berlusconi
Tipo de escândalo: Escândalos sexuais.
Fora os escândalos políticos de qual Berlusconi, o atual primeiro ministro da Itália, é acusado, ainda existem vários escândalos sexuais.
Sílvio Berlusconi, político importante e dono do Inter de Milão, já foi alvo de vários processos devido a supostos envolvimentos  com prostitutas menores de idade e por se recusar a pagar uma das garotas de programa que Berlusconi via/vê com frequ~encia alegando que era primeiro ministro e que não tinha de fazer essas coisas.

                                                                  Lindsay Lohan
Tipo de escãndalos: Uso de drogas, vício em álcool e roubos.
Lindsay Lohan, atriz norte-americana, teve problemas com drogas e bebidas desde a adolescência, mas seus problemas ganharam grande notoriedade apenas em 2010, quando foi proibida de usar álcool durante as gravações do filme em que estava atuando. Faltou as gravações do filme, e devido a isso foi obrigada a fazer um exame para detectar álcool no sangue. O teor de álcool foi maior do que o esperado, e Lindsay foi obrigada a fazer aulas e presa por noventa dias. Motivo? Faltar as aulas de reabilitação.
Depois de solta, Linday foi transferida para uma clínica de reabilitação, onde, no dia de sua alta, foram encontrados indício de que houvera se drogado na noite anterior, e por isso continuou na clínica por mais noventa dias.
Em 23 de abril de 2011, Lindasy foi presa novamente pelo roubo de um colar, mas logo foi solta após pagar fiança de 75 mil dólares e cumprir 480 horas de trabalho comunitário.


                                                           Bruno
Tipo de escândalo: Suspeita de sequestro de assassinato.
Bruno, ex-goleiro do clube Flamengo, nunca teve muita fama e notoriedade dentro da mídia até que o seu nome estivesse cercado de suspeitas sobre o caso criminal mais comentado no Brasil desde o caso Isabella Nardoni: O caso Eliza Samúdio.
Eliza Samúdio, ex-atriz de filmes pornográficos, teria se envolvido com Bruno e tido um filho com o mesmo, até que, sem o consentimento de Bruno, Eliza terminou o namoro.
Insatisfeito coma escolha da ex-namorada, Bruno, com mais seis amigos, teria levado Eliza para um sítio e, depois de assassinar e desossar a moça, ainda entregou, segundo testemunhas, a mão de Eliza para os cachorros comerem.


                                                      Amy Winehouse
Tipo de escândalo: Uso de drogas e vício em álcool.
Amy sempre foi famosa por se envolver em vários escândalos. Para muitos, a vida de Amy Winehouse em si é um verdadeiro escândalo.
Amy já sofreu agressão doméstica de seu ex-marido Blake, e era essa a desculpa que usava quando foi pega usando crack e cocaína.
Em um show, há alguns anos atrás, Amy foi vaiada ao aparecer de cigaro na boca no palco, e como reposta,a tirou o cigarro nos fãs. Vídeos de Amy consumindo cocaína e crack são facilmente encontrados na internet.
Em sua última aparição no Brasil, Amy cantou sob efeito de drogas e bebidas, e apareceu no palco com uma garrafa de vodka na mão.
Com uma vida cheia de polêmicas e escândalos, Amy morreu dia 23 de julho de 2011. A causa de sua morte ainda é desconhecida, porém os fãs acham que morreu de overdose.

                                                                Charlie Sheen
Tipo de escândalo: Vício em drogas, álcool e escândalos sexuais e violência doméstica.
Charlie Sheen, famoso ator de Holywood, atuou em grandes e rentáveis filmes durante anos, até que, em 1990, Charlie se entregou ás drogas e ao álcool. Na mesma época, Charlie quase morreu de overdose, e logo depois de se recuperar foi relatado que a cafetina Heid Fleiss arrumou vinte e sete prostitutas para que Charlie Sheen tivesse relações sexuais.
Assim como Amy Winehouse, Charlie Sheen também tem vídeos seus consumindo cocaína na internet.
É difícil dizer que se o personagem Charlie interpreta em Two and a Half Men é uma paródia sua ou ele é que procura imitar seu personagem.  Curiosamente, o personagem de Charlie é mulherengo, beberrão e mau caráter.

É por essas e outras que eu mprefiro continuar anônimo.
E se você é famoso: Por favor, tente não escandalizar muito.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Mini-Biografia - Amy Winehouse

Amy Jade Winehouse nasceu em 14 de setembro de 1983, em Londres.
Amy nasceu em um família judia, filha do taxista Mitchell e da farmacêutica Janis, e irmã mais nova de Alex wWinehouse.
Quando tinha dez anos de idade, Amy fundou uma banda amadora de rap chamada Sweet 'n' Sour, as Sour. A banda não durou muito tempo, mas seu pouco tempo de existência ajudou a desenvolver uma das vozes mais conhecidas do mundo, e também a paixão de Amy pela música, talvez conhecida apenas por ela mesma e pelo pai, que semeou a a música no coração de Amy ouvindo discos de jazz junto com a filha ainda bebê.
Com dezesseis anos, Amy começou a cantar e tocar guitarra-elétrica profissionalmente em pubs e bares com Tyler James, grande colega e influenciador musical de Amy.
Após ouvir demos enviados por Amy a gravadora Island Records, Darcus Breeze (grande produtor musical) quis saber quem era a garota com voz de jazz e blues, e depois de conhecê-la pessoalmente fechou contrato com Amy Winehouse, que em 2003 lança seu álbum Frank, que fez muito sucesso e foi lançado somente no Reino Unido.
Amy Winehouse lançou apenas dois álbuns de estúdio, Back to Black e Frank, e sua música mais famosa de todos foi Rehab onde um dos versos diz "Eles tentaram me levar para a reabilitação, mas eu disse Não, não, não.". Rehab foi considerada a música mais influente da primeira década do século XXI.
Em 2007 casou-se com Blake Fielder, em Miami. Pouco tempo depois, Blake foi preso por obstruir a justiça. Quando seu marido saiu da cadeia, Amy foi presa em 2008 por posse de drogas. Em 2009, Amy e Blake se divorciaram por acusações de infelidade de Amy durante a prisão de Blake. Pouco tempo depois, Amy começou a namorar com Reg Traviss, um diretor de cinema que não tinha envolvimentos tanto com drogas quanto com álcool.
Polêmica, Amy (que tinha oito tatuagens em locais como braço, antebraço, perna, barriga e seios) teve vídeos divulgados dela consumindo cocaína, e em janeiro foi presa em uma clínica de reabilitação sendo vigiada 24 horas. Outros dois vídeos de Amy foram divulgados, um onde ela e o amigo Peter conversando com ratos ("Blake, por favor não peça o divórcio") e outro em que canta uma música racista. Amy já se desculpou pelo segundo vídeo citado.
O tempo passou, e o número de notícias de envolvimento de my com drogas e bebidas, shows cancelados por causa da última internação em clínicas de reabilitações, e de prisões por posse de drogas.
Há poucos meses, Amy Winehouse sofreu uma overdose, e foram divulgadas notícias e fotos dela pesando 45 quilos, o que não ea normal para alguém que já pesou 50 quilos em sua perfeita, bela e saudável forma física.
No último sábado (23/07), Amy Winehouse foi encontrada morta em seu apartamento em Londres. A informação foi divulgada pelo jornal The Daily Mirror e confirmada pela Scotland Yard, a polícia inglesa, que ainda não divulgou a real causa de seu óbito, embora vários fãs e praticamente toda a imprensa achem que morreu de overdose.
Então foi neste sábado que o mundo perdeu uma das maiores vozes de todo o planeta, a voz de Amy Winehouse. E em breve, em seu velório, o mundo todo se despedirá da garota branca e londrina, com voz de negra americana.
They tried make me to the rehab, but I sayed No, no, no!


 

terça-feira, 19 de julho de 2011

"Que nem" e "como".

"Escrever sobre gramática é difícil como dízimas periódicas".

A oração acima passa a mensagem de que, em um nível de dificuldade, dizímas periódicas e gramática se igualam. Ou seja, se dízimas periódicas são difíceis, é provável deduzir que escrever sobre gramática também é, e vice-versa.

"Escrever sobe gramática é difícil que nem dizímas periódicas".

A oração acima não é um sinônimo da primeira oração deste texto. Portanto, sua explciação não pode ser igual.
Diferentemente do "como", o "que nem" não tem a função de mostrar que escrever sobre gramática e dízimas periódicas se igualam em um nível de dificuldade.

O "que nem" tem a função de mostrar que uma coisa tem a qualidade tão grande que nem a outra coisa citada na oração pode superá-lo nessa qualidade. Confuso, não?
Vou tentar explciar direito, pois até eu me perdi.

No segundo exemplo deste post, o "que nem" serve para mostrar que escrever sobre gramática é tão difícil que nem mesmo dízimas periódicas (algo também muito difícil) o superam no nível de dificuldade.Entenderam?
O "que nem" é mais utilizado "no idioma falado" e em livros brasileiros, onde a escrita tenta igualar a fala. Isso ocorre principalmente em livros com literatura de cordel.
Na fala, não é adequado usar "como" e "que nem" como sinônimos um do outro.
Na literatura sim, pois a intenção é imitar a fala, até mesmo os erros, para deixar o leitor mais acostumado com o ambiente da história e tornar os personagens mais humanos.

Portanto, para acabar com os erros na ltieratura, devemos também corrigir a fala.
Então, não usem "que nem" no lugar de "como"!

E antes do final do texto, uma correção:
Dizímas periódicas são mil vezes mais difíceis do que escrever sobre gramática.

domingo, 17 de julho de 2011

Mundo.

A música a seguir foi escrita por mim e para a futura banda de Rock'n Roll que será composta por meus primos. Banda essa da qual quero desesperadamente ser o compositor particular.
A música se chama "Mundo", foi criada por mim, pertence ao gênero musical Rock'n Roll e o ritmo fica ao critério do leitor.
Lá vai!



Você acha que o mundo é meigo,carinhoso e fofo...
Mas aí você cresce (cresce) e percebe que o mundo
é só uma bola cheia de sufoco.
Tormento, sofrimento,
e esse órgão de pedra chamado coração está repleto de vento...
Está repleto de vento...
Explosões, tiros, mortes e bandidos.
Lamentos, reclamações e gritos.
Crueldade, vandalismo, maldade, masoquismo,
com tanta coisa boa você só pensa nisso,,,
Altas e fortes ondas de obscuridade.
Destroem nosso mundo, nossa irmandade.
E o povo que no mundo mora
com a maldade colabora!
Explosões, tiros, mortes e bandidos.
Coração vazio e frio.



Espero que tenham gostado.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A Evolução das Histórias - Rock'n Roll Ocultista.

O texto a seguir era para ser postado ontem, que foi o dia internacional do Rock'n Roll, mas fiquei sem tempo e resolvi postar hoje mesmo.

O rock sempre foi associado com ocultismo, satanismo, coisa do capeta e a maioria dos roqueiros sofrem com boatos sobre possíveis (ou não) pactos com Lúcifer.
Normalmente o rock'n roll é associado ao ocultismo devido a suas letras, já que as mais famosas letras de Rock'n Roll tratam de rebeldia e desprendimento de costumes rotineiros, o que inclui tudo como alomoços em família e religião. E muitas vezes, o roqueiro anti-religião ( que não são todos, pois alguns roqueiros,como Nick McBrain, são religiosos fanáticos ou cristões fervorosos) é confundido por grupos, principalmente evangélicos, com um roqueiro satanista.

A seguir, a história de todo o rock ocultista ou que sofre com boatos sobre sua orientação religiosa e sobre o artista/banda ser ou não ocultista.


                                                        Alester Crowley(1875-1947)

Crowley não é bem um roqueiro, mas foi um ocultista assumido. Escreveu inúmeros livros( como Confissões) sobre poderes ocultos, magia, demônios e sobre seus incansáveis estudos sobre religiões pagãs e rituais satânicos.
Crowley criou a religião Telema - Religião atéia, ocultista e satanista - da qual muitos artistas são adeptos aberta e publicamente, já que "não ter medo" é um dos "mandamentos" da religião Telema.
Com sua religião e seu lema "Faz o que tu queres, pois é tudo da lei." influenciando diversas bandas e roqueiros (como Led Zeppelin, Rolling Stones, Iron Maiden, The Beatles, Black Sabbath, David Bowie e Raul Seixas.), Alester Crowley e sua seita ocultista e satanista não podem ficar de fora quando o assunto é Rock'n Roll ligado ao ocultismo.


                                                      Robert Johnson (1911-1938)
Johnson foi um dos primeiros cantores de blues( gênero que, com o passar do tempo, foi pegando popularidade e se transformou em uma das raízes e sub-gêneros do rock.), e foi quem popularizou as histórias do satanismo estar relacionado ao Rock'n Roll devido as suas histórias e boatos sobre o próprio Johnson ter um suposto pacto com o Diabo.
Segundo um dos boatos referentes ao músico, Johnson foi, durante a meia-noite, até uma encruzilhada e entregou sua guitarra para que Lúcifer afinasse.
Esse seria o segredo de seu sucesso na época, e a causa de sua morte aos 27 anos.


                                                       Kenneth Anger (1927-???)

Kenneth também não foi roqueiro,  e sim um diretor, cineasta e ator de curta-metragens que abordavam temas como homossexualidade, satanismo e paganismo.
Kenneth é homossexual assumido, e pouco se sabe de sua vida pessoal, somente que era adepto da religião Telema (criada por Alester Crowley) e que tinha comportamento agressivo com todos, principalmente com a imprensa.
Diretor de filmes como Fireworks (Filme em preto e branco que relata experiências homoeróticas do protagonista.), Kenneth fez questão de que em seus filmes ouvessem trilhas sonoras compostas por Mick Jagger e Jimmy Page, que também sofrem acusações de satanismo.
Racista e polêmico, o nome de Kenneth é tão importante quanto o de Crowley quando se fala de ocultismo na história do Rock'n Roll.

                                                          Anton Lavey (1930-1997)
Anton foi músico, mas não ficou famoso por isso.
Assim como Crowley e Kenneth(do qual era amigo íntimo), Anton ficou famoso por ser abertamente adepto da Telema, e por fundar a primeira Igreja Stanista desta mesma religião.
Anton estudava a obra de Crowley, e comandava rituais e "missas" satânicas, onde se vestia de diabinho e endeusava  mulheres nuas, usando-as como altar.
Pouco se sabe de sua vida, somente que influenciou os mesmos artistas e roqueiros influenciados por Crowley.


                                                     Raul Seixas(1945-1989)
Raul Seixas, um dos roqueiros mais famosos de todo o Brasil, também era adepto da religião Telema de Alester Crowley, juntamente com seu amigo Paulo Coelho, que hoje se tornou escritor renomado em todo o mundo, escrevendo livros místicos e recebe o título O Mago.
Raul segui a edivulgava os ensinamentos de Crowley juntamente com Paulo Coelho.
Quando sua perceria com Paulo foi desfeita, Raul lançou discos como "Sociedade Alternativa" onde repete o verso "Faz o que tu queres, pois é tudo da lei" de Crowley.
Depois de quase abandonar Telema, a vida de Raul  se tornou muito triste, causando depressão no roqueiro, fazendo-o morrer em  1989.

                                                     David Bowie (1947-???)
Bowie começou a se interessar por Alester Crowley na década de 1970, e compôs várias letras que faziam alusão ao ocultista que ele denominava seu tutor espiritual.
Depois, aderiu ao esoterismo e começou a pintar círculos de proteção no próprio corpo, no de seus amigos e em toda a casa.
Quando descobriu que Jimmy Page (seu rival musical) também era ocultista, Bowie resolveu tentar superá-lo em quesito sombrio e obscuro, alegando ser um mago tibetano que apoiava o lado negro do budismo.
Também existem relatos de que Bowie se drogava compulsivamente, e seu corpo só não sentia os sintomas de forma mais agressiva porque Satã o protegia da morte, e continua fazendo isso até hoje, segundo os boatos do Rock'n Roll.


The Beatles (1960-1970)

Famosos em todo o mundo por terem sido os únicos a fazerem sucesso com Rock'n Roll de uma forma mais bulime e calma, os Beatles não passam despercebidos quando o assunto é ocultismo, embora a história deles não seja tão pesada quanto as de Bowie e Raul Seixas.
The Beatles não era tão famosa antigamente quanto hoje, e por isso seus integrantes tentaram fazer de tudo para atrair a atenção dos holofotes, e começaram a usar drogas alucinógenas e a fazer parte de religiões asiáticas em 1966.
Nesse mesmo ano, lançaram o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, cuja capa estampava o rosto de diversas personalidades, incluindo Crowley. Mas isso tudo foi uma jogada de marketing, e o interesse da banda pelo ocultismo e por Crowley não passou disso.

Rolling Stones (1962-???)

Os rivais de The Beatles usaram as mesmas técnicas que os garotos de Liverpool para alcançar os holofotes e ganhar nome no mundo da música, e fizeram pequenas alusões ao ocultismo e satanismo, sem realmente fazer parte do Telema ou participar de seitas demoníacas. Somente comporam músicas como "Vossas Majestades Satânicas Exigem" e "Simpatia pelo Diabo" para ganhar nome na mídia. Apesar de Mick Jagger (vocalista da banda) ter composto toda a trilha sonora de um filme de Kenneth Anger, eles não tem nada de ocultistas.

Kurt Cobain (1967-1994)
De ocultista e satanista,o vocalista do Nirvana não tem nada. Kurt pichava frases em paredes e caminhonetes como "Deus é gay" durante sua adolescência. Mas isso era apenas porque Kurt era um dos expoentes do movimento grunge (Gênero musical e tribo social que abrangia uma única filosofia de vida: Dane-se tudo!), e considerava seu único dever criticar tudo que não fosse Rock'n Roll, incluindo a igreja. Mesmo sendo fascinado e obcecado pelos dotes  musicais de Anton Lavey, Kurt Cobain nunca foi adepto do ocultismo.

Led Zeppelin (1968-???)
Quase todos os dicos da banda estampam símbolos ocultistas, incluindo o lema "faz o que tu queres, pois é tudo da lei", já dito anteriormente por Raul Seixas e criado por Alester Crowley.
O membro da banda mais envolvido com o ocultismo e satanismo foi Jimmy Page, o guitarrista.
Jimmy comprou uma casa que pertenceu a Crowley e brigou várias vezes com David Bowie só para provar quem era mais devoto do ocultismo.

Black Sabbath(1968-???)
Ozzy Osbourne e companhia sempre se inspiraram em um visual mais underground em suas músicas.
Por exemplo, em um verso de "N.I.B", eles dizem"Meu nome é Lúcifer, por favor pegue minha mão.". Até o nome da banda (Sábado Negro, em inglês)  é inspirado na magia negra. Mas eles mesmos afirmam que o caminho oculto era só estratégia de marketing e que nunca foram realmente ocultistas.

                                             Iron Maiden (1975-???)
A maioria das músicas de Iron Maiden fazem alusões a demônios, mas isso não é preocupante.
Mesmo que seus discos sejam repletos de letras sombrias e suas capas estejam repletas de símbolos sombrios, os metaleiros do Iron Maiden admitiram que acham o ocultimso pura brincadeira e que optaram por um visual mais undeground por pura estética e já declararam várias vezes que não são satanistas, até porque Nicko McBrain, bateirista deles, é um cristão fervoroso.

O Rock'n Roll sempre é associado com ocultismo, e quase sempre essas histórias são puros mitos criados por curiosidades enganosas da vida real, o que mostra que ão errei ao enquadrar esse texto na categoria A Evolução das Histórias.
Mas sempre é bom investigar e levar ao público a orientação religiosa e um pouco sobre a vida obscura de seus ídolos do Rock'n Roll. Porque todo mito tem um pouco de verdade.
Feliz dia do Rock'n Roll atrasado!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A melhor viagem da minha vida.

O texto a seguir não é de minha autoria, e sim do meu amigo Matheus Henrique Dias de Siqueira, fã assumido e viciado em Harry Potter. Aqui o link do tumblr dele. Gostei muito do texto, pois é realmente o que sinto com relação a Harry Potter.
Então estás aqui o texto de Matheus, com os devidos créditos e a devida autorização.
- Papai, preciso fazer uma redação para a escola sobre uma viagem. Qual foi a melhor viagem que você já fez? - perguntou o menino. O pai fechou os olhos e as lembranças invadiram sua mente. O homen sentou-se ao lado do filho no sofá.

- Eu recebi uma carta um dia, mas não era uma carta qualquer. Nem todos podem receber essa carta. E essa carta me dizia para pegar o trem na plataforma 9 3/4, e assim eu fiz. Eu pensei que seria só uma viagem qualquer, mas lá no fundo eu sabia que seria mais que isso, eu sabia que havia coisas grandes por trás dessa viagem, e eu estava certa. Nessa viagem, conheci meus três melhores amigos: Ronald Weasley, Hermione Granger e Harry Potter. Quando o trem parou, eu me encantei pelo que vi. Era um lugar mágico, era único, havia um enorme castelo, bruxos com suas varinhas, e havia magia por todo lado. A partir do momento em que vi aquele castelo, eu sabia que minha vida jamais seria a mesma, e eu estava certo. Sabe que castelo era aquele? Era A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Acredita que havia uma professora que virava um gato? Havia um chapéu, e esse chapéu falava. Quando colocado na sua cabeça, ele dizia a qual casa você iria pertencer. Eu conheci pessoas maravilhosas, aprendi coisas que jamais irei esquecer, aquela foi a melhor viagem da minha vida, e eu já fui pra lá várias vezes, e sempre que sentir saudades posso voltar pra lá.

- Parece incrível, papai. Você pode me contar mais? - perguntou o menino.

- Infelizmente não, você tem que descobrir sozinho. - respondeu o pai.

- Mas como? Eu posso fazer essa viagem também?

- É claro que pode. - o pai se levantou, pegando 7 livros empoeirados na estante e os mostrou para o menino. - Está aqui.

- São apenas livros!
- Não, meu filho, não são. Dentro desses livros está a minha vida, a melhor viagem que eu já fiz. Se quiser conhecer mais, pegue-os e vá para Hogwarts, vá para o melhor lugar que já existiu. Você vai aprender muitas coisas, vai amar muitas pessoas, vai rir, vai chorar, e acredite: sua vida nunca mais será a mesma.

Texto feito por Matheus Henrique Dias de siqueira

Parabéns, Matheus, pelo ótimo texto.
E obrigado, Harry Potter, por trazer mais magia a minha vida, a vida de Matheus e a vida de todos os verdadeiros fãs de Harry Potter.

Sorte.

Ás vezes, eu gostaria de ter as habilidades que um dicionário tem.
Não a habilidade de saber o significado de todas as palavras, porque não saber é o primeiro passo para saber. Todo mundo que sabe, é porque um dia não soube e foi atrás da resposta, ou apenas absorveu a explicação involuntariamente. Não importa como,só o que importa é que quem não sabe um dia saberá, e quem sabe um dia já não soube.
A habilidade do dicionário que eu invejo é a de saber explicar as coisas mais complexas do universo com poucas palavras que não ocupem mais de três linhas.
Algumas pessoas tem essa habilidade. Mas eu sou diferente. Não consigo falar de um assunto complexo, e mesmo que consiga, eu vou me agarrando em outros fatos e puxando cada vez mais argumentos.
Por exemplo, agora tentarei definir o que é "sorte" de modo claro e direto, para ver quantas linhas o texto ocupará e o quanto me prolongarei.

Sorte pode ser algo invisível, intocável e irreal, mas que realmente faça efeito. Não como um sentimento ou sensação, mas como uma força que faz com que ocorra uma série de acontecimentos favoráveis e felizes ao indivíduo que possui a sorte.
Sorte não é um objeto, portanto errei ao dizer que se possui a sorte. O adequado é dizer que se está com sorte, pois a sorte ,como qualquer outra força, passa. Aliás, tudo passa.
Porém, se o indivíduo em questão está com sorte permanentemente, é inadequado o uso do verbo estar. Nesse caso, o verbo certo a ser usado é o verbo to be de ligação "ser" e o adjetivo "sortudo".
Ele é sortudo.

Mas, em várias outras ocasiões, a sorte é considerada como o curso de acontecimentos, uma série de ocorrências que não indica especificamente coisas boas ou ruins. A sorte pode ser o destino.
Boa sorte. É o que desejamos quando queremos que alguém seja feliz e tenha sucesso nos acontecimentos que estão por vir.
Ele está com má sorte. Significa que esse "ele" está tendo uma série de acontecimentos ruins em sua vida, e que todas as suas tentativas de fazer qualquer coisa (mesmo que seja o mais simples dos atos) são falhas e caem na enorme e cinzenta poça de tristeza que é o fracasso.
Portanto, a sorte pode ser o mesmo que a vida.
Pode ser boa, te deixando feliz, realizado, tranquilo e sossegado. Mas um único descuido e toda a beleza dela evapora, e fica má. Trazendo tristeza, transtorno, problemas e acontecimentos embaraçosos e desanimadores.
Mas, se a sorte é como a vida, o azar seria a morte?

Não. Não vou gastar mais vinte e duas linhas para tentar explicar o que é o azar.
Afinal, os dicionários estão aí para isso.

Tendência para circunstãncias maioritariamente positivas ou maioritariamente negativas (ex: boa sorte, má sorte.).

segunda-feira, 4 de julho de 2011

"Estava" ou "tava"?

"Eu estava com medo."
A frase acima está correta, tanto na escrita quanto no "idioma falado". Se alguém escreve ou fala "estava", não há motivos para que seja corrigida.

"Eu tava com medo."
A frase acima está certa? Não. A frase acima está errada? Não.
Se formos avaliar no área escrita, está errada. Porque é errado encurtar palavras quando se está escrevendo. Portanto, na escrita, "estava" é proibido de virar "tava".
Mas se formos avaliar no quesito oral, a frase não está necessariamente errada, e nem certa.
Como eu disse anteriormente, se alguém falar "estava" não há motivos para ser corrigido. Mas, se alguém falar "tava" também não há motivos para ser corrigido. Por duas simples razãoes:

1. É deselegante corrigir as pessoas (Este é o único motivo de eu não corrigir as pessoas quando as vejo dizendo"estrupo, pobrema, tauba e mermo".).

2. A pessoa não está falando "tava" porque quer. Qualquer um sabe que "estava" é a forma correta de se falar. Mas o nosso cérebro tem a mania de encurtar certas palavras involuntariamente, principalmente quando nos encotnramos em situações que deixam nossas emoções á flor da pele. Isso não acontece apenas com o "estava", mas com todas as conjugações do verbo "estar", com o "obrigado" (Que se transforma em "brigado".) e com a "professora"(que vira "psora").

Isso se chama vício de linguagem e, embora existam muitos vícios de linguagem que transmitem erros grotescos, não é errado (Pelo menos não esses que eu citei acima.).
E, também, não devemos nos preocupar com "tava, obrigado, psora" e outros quando temos muito mais perto de nós, erros  muito mais grotescos como "tauba, pobrema, mermo, estrupo" e etc.

sábado, 2 de julho de 2011

O último pedido de Tio Getúlio.

Tadeu Surdino era um homem educado, alinhado, bonito, religioso, trabalhador, inteligente. Praticamente um homem perfeito.
Não bebia enm em festas, somente bebia se um parente ou ente querido morresse, e era apenas um copo, em homenagem ao falecido.
O único defeito de Tadeu, é que ele tinha uma pequena deficiência no ouvido que fazia com que ele entendesse, ás vezes, as palavras de modo errado, o que era um grande transtorno em sua vida.
Trabalhava como técnico de informática, e consertava computadores de graça somente para sua família. Mas seu ouvido atrapalhava até nisso. Um dia, sua mãe lhe disse:
_Veja o computador!
E ele entendeu "Venda o computador!". Tadeu vendeu o computador, e sua mãe, que apenas queria que o aparelho fosse examinado por seu filho, acabou ficando sem a máquina.
Mas esse foi apenas um dos incidentes que o ouvido de Tadeu lhe causara.
Tadeu tinha um tio do qual gostava muito. Esse tio se chamava Getúlio, e era um verdadeiro conservador dos antigos costumes.
Tio Getúlio não bebia, não fumava, foi casado apenas uma vez, e continuava trabalhando, mesmo com oitenta e sete anos de idade.
Getúlio também gostava muito de Tadeu e vivia tentando convencer o mesmo a parar de beber, mesmo que Tadeu só bebesse quando chegava a morte de entes queridos.
Um dia, tio Getúlio ficou muito doente, e foi internado em um hospital. Tadeu, que estava muito abalado e triste com a doença do tio preferido, ficou o tempo todo com Getúlio, sentado ao lado da maca do tio.
Um dia, os médicos disseram a Tadeu que aquele seria o último dia da vida de Getúlio, e que, se ele quisesse, poderia ficar o resto da tarde conversando com o tio.
Depois de passar muito tempo chorando, Tadeu aceitou a proposta dos médicos e foi para o quarto do tio conversar com o mesmo.
Conversaram a tarde toda, mas não com a costumeira animação que Tadeu passava quando conversava com seu tio predileto.
Foi até que tio Getúlio percebeu a falta de ânimo de Tadeu e perguntou:
_Me responda, Tatá, - Era assim que ele tratava seu sobrinho. - eu não passo deste dia, não é? Diga a verdade.
_É. - Tadeu respondeu tristemente, sabia que se dissesse mais do que aquilo choraria, e não gostava de mentir para o tio.
_Quando eu morrer, qual será a primeira coisa que você fará?
_Beberei um copo de cerveja em sua homenagem. Logo depois, pararei de beber como o senhor sempre quis!
Mesmo á beira da morte, tio Getúlio continuava tentando convencer Tadeu a não beber em nenhuma circunstância (mesmo que Tadeu houvesse prometido parar de beber depois do copo em homenagem a ele) e disse:
_Não! Beber encurta a vida!
Tadeu concordou coma cabeça e saiu do quarto de hospital.
Mas para o descontentamento de tio Getúlio, a pequenda deficiência de Tadeu fez com que ele entendesse:
_Não! Beba e curta a vida!
E assim, achando que estava realizando o último pedido de seu tio Getúlio, Tadeu Surdino se tornou o maior beberrão que o Brasil já viu.

Os finais de Harry Potter

Neste mês, mais especificamente no dia 15, será lançado o filme "Harry Potter e as Relíquias da Morte, Parte 2", o oitavo e último  filme baseado nos livros da saga Harry Potter, de J.K. Rowling.
Quando forem vistos os  créditos descendo na enorme tela da sala de cinema, se terá certeza de que o filme acabou. Mas o final desse filme não é apenas um simples final de qualquer outro filme de Harry Potter, mas sim um final de filme que marcará o final de uma saga, o final de uma odisséia que criou toda  uma geração de fãs do mundo mágico por todo o mundo trouxa.
Avaliando o significado da palavra "final", é possível constatar que pessoas também podem ter seus "finais particulares". Como o fim de  um curso, fim de um namoro ou, o mais sombrio deles, o fim da vida. A morte.
Durante todos esses anos lendo e assistindo Harry Potter, qualquer fã percebe que inúmeros personagens da saga tiveram seus finais  particulares, ou seja, morreram.
No texto a seguir, citarei vários dos personagens de Harry Potter que morreram durante a saga.
Isso servirá para mostrar que, assim como os personagens de Harry Potter, a saga de aventuras do bruxinho terá um final nos cinemas como teve no mundo literário. Mas a magia nunca acaba, principalmente no coração de quem realmente é fã.


Comecemos com o texto, falando de alguns personagens que morreram antes dos acontecimentos do primeiro livro e filme, e que foram tendo suas histórias contadas durante o desenvolvimento da saga.

Mortes no Período Pré-Potter

                                                        Lílian e Tiago Potter

Pais de Harry Potter. Trabalhavam na Ordem da Fênix (organização criada para combater Lorde Voldemort, o mais poderoso mago das trevas de todos os tempos) juntos, e enfrentaram Lorde  Voldemort três vezes.  Isso fez com que o filho deles, Harry, fosse alvo de uma profecia que dizia que ele era o garoto que derrotaria Voldemort quando crescesse. Quando teve conhecimento dessa profecia, Lorde Voldemort começou a caçar os Potter e seu filho. Eles se esconderam e contaram o segredo de seu esconderijo apenas para Pedro Pettigrew, amigo do casal. Pettigrew traiu ambos, o que fez com que Voldemort encontrasse o casal.
Depois de assassinar Tiago, Voldemort disse a Lílian que pouparia sua vida se ele entregasse seu filho e fosse para o lado dele. Ela recusou e foi assassinada por Voldemort.
E esse sacrifício amoroso fez com que Harry sobrevivesse a Maldição da Morte e quase causou a morte de Voldemort.
Ambos morreram em 1981, quando Harry tinha apenas um ano de idade.

                                                  Mérope Gaunt
Mãe de Lorde Voldemort. Feia, pobre e de linhagem cruel, Mérope não tinha pretendentes até que resolveu usar seus dotes bruxos para conseguir um namorado. Com a ajuda de uma Poção do Amor, teve o jovem Tom Riddle como amante durante bastanto tempo, e logo engravidou de Tom. Grávida e ingênua, achou que o futuro filho criaria laços de amor verdadeiro  entre ela e Tom, e parou de lhe dar a Poção do Amor. Logo que ficou são, Tom fugiu. Então a desiludida Mérope foi para Londres e vendeu o Medalhão de Slytherin, sua única herança. Tempo depois, Mérope deu á luz em um orfanato de pessoas não-bruxas e morreu minutos depois de escolher um nome para seu filho: Tom Servolo Riddle, que mais tarde se tornaria o terrível Lorde Voldemort. Mérope morreu em 1926.


                                                         Ariana Dumbledore
Ariana é a irmã mais nova de Alvo Dumbledore, diretor da escola de Harry Potter. Além de Alvo, Ariana morava com seu outro irmão Aberforth, sua mãe Kendra e seu pai Percival.
Um dia Ariana estava brincando com magia ao ar livre, quando seus poderes se descontrolaram e foi vista por três garotos trouxas ( não-bruxos) que a mandaram repetir o truque. Não conseguindo, Ariana foi atacada pelos meninos, o que lhe deixou um forte trauma.
Percival, seu pai, torturou os garotos para se vingar pelo trauma da filha, e foi enviado para Azkaban, a prisão dos bruxos. Mesmo que escasso, a magia ainda estava presente em Ariana e, em um dia normal, ela perdeu o controle de seus poderes e assim matou sua mãe Kendra, e passou a ser criada pelos irmãos Alvo e Aberforth.
Foi então que durante uma briga entre Alvo, Aberforth e Gerardo Grindelwald (amigo de Alvo) um "feitiço perdido" foi em direção a ela, causando sua morte. Não se sabe quem foi o autor do feitiço, embora muitos fãs tenham teorias de que fora um feitiço de Alvo. A morte de Ariana  ocorreu  em 1899.

Então, continuemos com nosso texto. Agora falando dos mortos em Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeiro livro e filme da saga Harry Potter.

Mortes em Harry Potter e a Pedra Filosofal


                                                        Quirinus Quirrel
Quirrel era professor de Defesa Contra as Artes das Trevas em Hogwarts (escola para bruxos em que Harry Potter estuda) e em uma das suas expedições pela Floresta Negra encontrou Lorde Voldemort (é incrível como toda "história da morte" de algum personagem envolve Voldemort). Ingênuo, medroso e crédulo como era, foi convencido  por Voldemort a ajudá-lo a roubar a Pedra Filosofal, artefato que transforma bronze em ouro e produz o elixir da vida eterna. Depois de algum tempo, Quirrel começou a dividir seu corpo com Voldemort, e por isso começou a usar um turbante para esconder seu "hóspede".
Voldemort sugava toda a energia e as forças de Quirrel, por isso o mesmo começou a atacar unicórnios e beber seu sangue, para fortalecer a Voldemort e a si mesmo.
No dia em que previa roubar a Pedra Filosofal, Harry Potter interviu e Voldemort foi obrigado a abandonar o corpo de seu hospedeiro. Fraco e sem a energia de Voldemort ou o sangue dos unicórnios para se fortalecer, Quirrel morreu. Isso aconteceu em 1992.

Em seu primeiro livro, a saga Harry Potter era pouco sombria mas ainda assim era melhor do que Crepúsculo, e por isso só ocorreu uma morte importante.
Agora, por falta de mortos no livro Harry Potter e a Câmara Secreta (segundo da saga), falarei um pouco sobre um personagem que morreu em um período Pré-Potter mas que demonstrou sua verdadeira importância no livro Harry Potter e a Câmara Secreta.

Sobre a Murta Que Geme


Seu nome verdadeiro ninguém sabe, mas é conhecida como Murta Que geme. Nasceu em 1932 e estudou em Hogwarts, na casa de Corvinal. Tem o rosto coberto por espinhas .
Umas de suas maiores características são seus óculos grossos e o uniforme de Hogwarts, que usa constantemente.
Ná epoca em que Lorde Voldemort (Tom Servolo Riddle) estudava em Hogwarts, ele, com seus poderes de ofidioglossia( dom de se comunicar com as cobras), conseguiu soltar ,de uma câmara secreta de Hogwarts, um basilisco (cobra gigante que mata com o olhar) pelos ecanamentos da escola.
Um dia, chorando no banheiro feminino de Hogwarts pela simples razão de sempre ser motivo de piadas das outras garotas, principalmente por seus óculos serem grossos demais, Murta não reparou que alguém havia entrado no banheiro e, quando reparou, era tarde demais! Era o basilisco de Voldemort que, quando olhou-a diretamente nos olhos, a petrificou e matou instantaneamente. Sua morte ocorreu em 1943.
Mesmo morta, Murta Que Geme continuou chorando e se lamentando por todos os lados, em forma de fantasma que assombra o banheiro feminino de Hogwarts.
Mesmo sendo histérica, desesperada, chorona e meio louca, Murta é uma das personagens preferidas pelos fãs, pois foi uma das maiores contribuintes para que Harry descobrisse os enigmas no livro Harry Potter e a Câmara Secreta.

Continuemos com nosso texto, agora falando sobre as mortes ocorridas durante o livro "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban".
Nesse livro, somente um personagem realmente importante, querido e lembrado pelos fãs morreu mas, de certo modo, voltou a vida.
Conheça agora a incrível história de um personagem que morreu injustamente pelas mãos do governo e voltou á vida graças á ajuda de seus amigos. Meu Deus, que narração dramática!

A vida, a morte e a incrível "ressurreição" de Bicuço.


Bicuço era um hipogrifo (criatura semelhante a um cavalo que, no lugar de pelos, possui penas, tem a cara semelhante a de uma águia, possui asas e em vez de cascos possui garras) que Rúbeo Hagrid, professor de Trato das Criaturas Mágicas de Harry, levou para uma de suas aulas para que os alunos aprendessem um pouco sobre os hipogrifos.
Após ser ofendido por Draco Malfoy, aluno mimado e esnobe de Hogwarts, Bicuço o atacou e feriu seu braço. Draco contou a seu pai ,Lúcio Malfoy (Servo de Lorde Voldemort), que tinha vários contatos no Ministério da Magia e, inclusive, era amigo um tanto quanto íntimo de Cornélio  Fudge ( o Ministro da Magia).
Devido a denúncia de Lúcio Malfoy, Bicuço foi condenado á morte pelo Ministério da Magia e executado por um carrasco especialmente contratado por Malfoy e Cornélio Fudge.
No final do livro, Harry e Hermione(sua melhor amiga) usaram um artefato mágico para voltar no tempo e conseguiram fazer com que Bicuço escapasse e colaborasse com a fuga de Sirius Black, o prisioneiro (preso injustamente) citado no título do livro, e assim voltando á vida. Bicuço morreu em 1994, e, com a ajuda de seus amigos que viajaram no tempo, voltou á vida antes mesmo de morrer.

Continuemos com nosso texto, agora falando dos dois personagens mortos no livro/filme "Harry Potter e o Cálice de Fogo".

Mortes em Harry Potter e o Cálice de Fogo.

                                                          Franco Bryce

Jardineiro da casa da família do pai de Voldemort, foi declarado suspeito (tanto pelos oficiais de justiça quanto pelos moradores dos arredores) do assassinato de todo a família paterna de Voldemort (os Riddle) mas foi declarado inocente por falta de provas. Mesmo com más lembranças daquela cidade ( porque os moradores o julgavam alguém de caráter duvidoso), Franco continuou morando na casa do jardim da mansão dos falecidos Riddle e, ao tentar flagrar possíveis invasores na casa de seus ex-patrões, deu de cara com Voldemort, Pettigrew e Nagini (cobra de estimação de Voldemort) que estavam em reunião. Foi assassinado no mesmo momento, em 1994.


                                                         Cedrico Diggory
Aluno de Hogwarts, Cedrico era namorado de Cho Chang e capitão do time de Quadribol da Lufa-Lufa. Em seu sexto ano em Hogwarts, Cedrico foi selecionado para representar Hogwarts no Torneio Tribuxo juntamente com Harry Potter.
Foi durante a Terceira Tarefa deste torneio ( A tarefa era cruzar um enorme labirinto cheio de armadilhas e encontrar a Taça Tribruxo) que Cedrico e Harry tocaram a Taça Tribruxo ao mesmo tempo e foram automaticamente teletransportados para o cemitério da pequena cidade de Little Hangleton. Esse teletransporte havia sido planejado por Voldemort, para que Harry viesse a seu encontro, mas seu plano falhou e acabou trazendo Cedrico junto com o garoto que pretendia trazer. Para que Cedrico não voltasse e contasse que Lorde Voldemort havia retornado, Voldemort ordenou que Pettigrew matasse Cedrico, e foi isso o que ele fez sem pestanejar. Cedrico morreu em 1995.

Continuemos com nosso texto, agora falando dos personagens importantes para a saga que morreram no livro/filme "Harry Potter e a Ordem da Fênix", o quinto da série.
Mortes em Harry Potter e a Ordem da Fênix


                                                                    Sirius Black
Sirius Black foi o melhor amigo de Tiago Potter e padrinho de Harry Potter. Foi preso em Azkaban acusado de denunciar Tiago e Lílian para Voldemort, quando quem deveria  ter sido preso era Pedro Pettigrew. Sirius fugiu de Azkaban e ficou conhecido por ter sido o primeiro bruxo a fugir de Azkaban (a prisão dos bruxos). No livro "Harry Potter e a Ordem da Fênix", houve uma grande batalha mágica no Departamento de Mistérios no Ministério da Magia, entre o exército de Lord Voldemort (Comensais da Morte) e o exército de Harry (A Ordem da Fênix) do qual Sirius fazia parte. Durante esta batalha, Sirius foi assassinado fria e impiedosamente por sua prima Belatriz Lestrange, que é uma Comensal da Morte, ou seja, fazia parte do exército de Voldemort. A Batalha do Departamento de Mistérios e a morte de Sirius ocorreram em 1996.

Continuemos com nosso texto, mostrando dois personagens importantes que morreram em "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", uma criatura mágica e um bruxo.
Mortes em Harry Potter e o Enigma do Príncipe

                                                                        Aragogue
Aragogue é uma acromântula (aranha gigante) cega criada por Hagrid (amigo e professor de Trato das Criaturas Mágicas de Harry) e que morou em Hogwarts por um tempo, mas fugiu para a Floresta Proibida depois de ter sido acusada de ser o monstro da Câmara Secreta, quando o verdadeiro monstro era um basilisco, e na flroesta construiu uma colônia de acromântulas. Em 1997, Aragogue ficou doente e morreu do tamanho de um filhote de elefante, e foi retirado da floresta por Hagrid para que seus filhos não o devorassem.
Aragogue foi enterrado em um poço perto da cabanda de Hagrid, e em seu funeral estavam presentes Hagrid, Harry e Horácio Slughorn (professor de Poções durante o sexto ano de Harry em Hogwarts) que, em um momento de distração de Hagrid, já bêbado, conseguiu retirar um pouco do valioso veneno de Aragogue. Como já citado anteriormente, Aragogue morreu em 1997.


                                                                Alvo Dumbledore

Alvo Dumbledore foi diretor de Hogwarts, e fundador da Ordem da Fênix (uma organização criada para lutar contra Lorde Voldemort e seus servos).Antes que Harry Potter o fizesse, Dumbledore era tido como o único homem capaz de derrotar Voldemort, e foi o único homem do qual Voldemort teve medo um dia. Em julho de 1995, Dumbledore destruiu o Anel de Peverell, uma das Horcruxes(objetos que contêem um pedaço da alma de um mago, mantendo-o vivo por mais tempo), porém, o anel carregava uma maldição e Dumbledore descobriu que morreria em um ano por causa do anel amaldiçoado e que Voldemort queria sua morte. Sem querer morrer por nenhum dos dois motivos, então pediu para que Severo Snape ( seu espião no exército de Voldemort e professor de poções durante cinco anso e professor de Defesa Contra as Artes das Trevas durante mais dois) o matasse.
Em junho de 1996,Dumbledore vai com Harry a uma caverna buscar o Medalhão de Slytherin( herança da família de Voldemort), e quando retornam a Hogwarts descobrem que Voldemort e os Comensais da Morte a invadiram. Dumbledore foi desarmado por Draco (que fora incumbido da missão de matar Dumbledore) e Snape o matou antes que Draco o fizesse. Assim, Dumbledore morreu pelas mãos de seu amigo, no ano de 1996.

A seguir, a lista de todos(Ou quase todos) os personagens que morreram em "Harry Potter e as Relíquias da Morte", sétimo e último livro da saga, e abaixo da lista, um pouco sobre a morte dos personagens mais queridos pelo público e que tiveram as mortes mais comentadas pelos fãs.

Lista de mortos em Harry Potter e as Relíquias da Morte

Alastor Moody
Bathilda Bagshot
Belatriz Lestrange
Caridade Burbage
Colin Creevey
Dobby
Edwiges
Fred Weasley
Gregorovitch
Igor Karkaroff
Nagini
Ninfadora Tonks
Pedro Pettigrew
Remo Lupin
Severo Snape
Ted Tonks
Lorde Voldemort
Vincente Crabbe


                                                                            Belatriz Lestrange
Belatriz Lestrange foi uma Comensal da Morte (serva de Voldemort) e era apaixonada pelo mesmo.Foi, sem dúvida nenhuma, uma das personagens mais cruéis de toda a saga Harry Potter. Torturou vários trouxas e mestiços, e foi responsável pela insanidade dos pais de Neville Longbottom (colega de Harry) e pela morte de  seu primo Sirius Black. Também foi responsável pela morte de Dobby, um elfo doméstico que se auto-denominava servo de Harry Potter. Em uma batalha que ocorreu em Hogwarts em 1998, foi morta por Molly Weasley(uma bruxa mãe do melhor amigo de Harry) após tentar assassinar Gina Weasley (filha de Molly e irmão de Rony, o amigo de Harry).


                                                             Dobby
Dobby foi elfo-doméstico da família Malfoy (família de Comensais da Morte), da qual recebia ordens o tempo todo e era maltratado. No segundo ano de Harry em Hogwarts, Dobby o ajudou a solucionar o mistério da Câmara Secreta, e, no final do livro, recebeu ajuda de Harry e conseguiu ser liberto por "sua família". Como forma de gratidão, Dobby ajudou Harry muitas vezes nos anos seguintes, até que foi ajudar Harry a fugir de um porão e, durante a aparatação, levou uma facada destinada a Harry. Quem havia lançado a faca fora Belatriz Lestrange, que já tinha sido responsável por inpumeras mortes, e matar Dobby não fez a mínima diferença em sua vida. Dobby morreu em 1998, e em sua lápide foi escrito:"Aqui jaz Dobby, um elfo livre."


                                                        Fred Weasley
Fred Weasley é um dos seis irmãos de Rony(melhor amigo de Harry) e é melhor amigo de seu imrão gêmo Jorge Weasley. Fred e Jorge eram batedores do time de Quadribol da Grifinória,e especialistas  em brincadeiras, pegadinhas, piadas e em causar risadas aos alunos de Hogwarts, aos espectadores de seus filmes e aos leitores de seus livros. Em uma batalha que ocorreu em Hogwarts, Fred morreu em uma explosão mágica (causada pelo comensal da morte Antônio Dolohov) enquanto contava uma piada, e em seu rosto apenas restou um olhar morto e um sorriso irônico. Morreu em 1998.

                                                           Severo Snape
Severo Snape foi professor de poções em Hogwarts durante cinco anos e professor de Defesa Contra as Artes das Trevas durante dois anos. Pertencia aos Comensais da Morte fingindo que era um espião infiltrado na Ordem da Fênix, enquanto era servo devoto apenas da Ordem da Fênix. Embora hostil, estúpido e muitas vezes cruel para com haary, Snape sempre tentou ajudá-lo em questões graves, pois achava que proteger Harry era um modo de pedir desculpas a Lílian (mãe de Harry, pela qual Snape era apaixonado) por ter se tornado um Comensal da Morte. No final do livro "Harry Potter e as Relíquias da Morte", Snape tem uma conversa particular com Voldemort, na qual Voldemort explica seu ato e logo depois o efetua: Voldemort ordena que Nagini (sua cobra de estimação) mate Snape, pois acha que este possui a Varinha das Varinhas, a varinha mais poderosa do mundo, e o único jeito de obter essa varinha era assassinando o atual dono dela. Snape morreu em 1998.

                                        Lorde Voldemort (Tom Servolo Riddle)
Tom Servolo Riddle é filho de pai trouxa e mãe bruxa, e foi criado em um orfanato para crianças trouxas.Neste orfanato, descobriu seus poderes mágicos e foi descobrindo cada vez mais seu dom para fazer o mal  e sua terrível ambição e ganância.
Quando adulto, depois de frequentar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Tom mudou seu nome para Lorde Voldemort, e passou a dedicar sua vida a reunir servos que o ajudassem a encontrar novas técnicas de magia negra e a torturar trouxas e bruxos de linhagem trouxa. Seu "sonho de maldade" foi realizado e logo se tornou o mais poderoso Lorde das Trevas, e pôde matar inúmeros trouxas, bruxos de linhagem trouxa e bruxos sangue-puro que escolheram proteger os trouxas. Voldemort assassinou os pais de Harry, e tentou, inúmeras vezes, assassinar Harry, devido a uma profecia que dizia que Harry iria derrotar Voldemort no futuro. Seu nome era um tabo no mundo mágico. Ninguém se arriscava a dizer "Voldemort", apenas diziam "Você-Sabe-Quem" e, os devotos de Voldemort é que usavam esta, "Lorde das Trevas".
Em 1998, Voldemort teve vários fragmentos de sua alma destruídos por Harry Potter, e, quando foi duelar com o garoto, estava um pouco mais fraco do que de costume, mas, ainda sim, poderoso o bastante para enfrentar Harry.
Voldemort atacou Harry, mas apenas destruiu um fragmento de sua alma que estava preso em Harry desde a primeira vez em que se encontraram. Quando inconsciente, Harry ficou em um "meio-term o" entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivos, onde conversou com o já falecido Dumbledore e viu os fragmentos, já mortos, da alma de Voldemort.
Quando Harry voltou deste meio-termo, descobriu, com uma grande jogada de raciocínio, estar com a verdadeira Varinha das Varinhas, e assim matou Voldemort facilmente. Voldemort morreu em 1998, mas muitos fãs da saga Harry Potter desejaram que ele ainda estivesse vivo, pois sem vilão não há herói, sem herói não há aventura, sem aventura não há Harry Potter!

Agora, para finalizar este post de homenagem aos personagens mortos na saga Harry Potter, uma frase de minha autoria.

"A magia, como todas as outras coisas, um dia acaba. Isso é certo! Mas ela só morre se você permitir. A magia parou de ser feita, mas não de existir e ficar em nossos corações!

Harry Potter, você nunca será esquecido por nós, fãs de verdade!
Post dedicado á J.K. Rowling, site Potterish.com^, a comunidade Harry Potter Brasil, e a você que acompanhou Harry até o fim.